Comunicação Óptica
Sistemas de Comunicação Óptica
Introdução
Desde que o mundo é mundo, nunca, nós os seres humanos, havíamos passado por tamanho volume de mudanças em nossas vidas, atingindo atividades como produção, comércio, serviços, ensino, entretenimento, pesquisas e assim por diante. Enfim, todas as atividades humanas estão passando por brutais transformações, afetando a oferta de empregos, o perfil dos profissionais solicitados pelo mercado de trabalho, o mercado de produtos oferecidos e procurados, as relações humanas, as trabalhistas, as estruturas familiares, e, com isto, são criadas novas situações sociais, políticas, econômicas, militares e quaisquer outras que sejam pensadas.
Por que tudo isto? Poderíamos dizer que a resposta estaria na tecnologia disponível no mundo atual. A famosa terceira onda de Alvin Toffler, a onda do conhecimento. Mas, dentro dela, há um agente propulsor de grandes transformações: a comunicação. E a consideramos não de forma isolada, mas ligada à maneira como é gerada, processada, transmitida. Hoje, não apenas o conhecimento, mas também a informação, virou um produto, uma ferramenta e um agente de transformação. Nesta seção, vamos dispensar alguma atenção à idéia da comunicação enquanto um sistema de comunicação, com ênfase para a tecnologia óptica.
Deixando de lado qualquer definição de cunho acadêmico, vamos definir o que é comunicação como um processo de interação entre dois sistemas ou dois seres. Processo este que contém alguns elementos tais como:
- informação
- código
- lógica
- veículo.
Para os seres humanos os seus cinco sentidos são as janelas de comunicação com tudo e todos à sua volta. Tendo o som (ondas sonoras) como veículo, somos capazes de emitir palavras que são um código no qual uma lógica estabelecida permite que um significado, ou semântica, parta de alguém para outrem. É a comunicação auditiva, com a qual já podemos ver quais são os elementos básicos de um sistema de comunicação:
Projetando