Engenharia de Produção/Elétrica
2º Período “B”
ATPS QUÍMICA - ALUMÍNIO
Anápolis – GO
Setembro/2013
1.Introdução ao Alumínio
O Alumínio não é encontrado na natureza como elemento puro, a fonte primaria do alumínio é a bauxita, que é um mineral encontrado em reservas localizadas perto da superfície terrestre e podem se estender por quilômetros.
Depois que a bauxita é encontrada em minas, escavadeiras limpam o terreno e os operários afrouxam a terra através de explosivos, o que conduz o material até a superfície, assim a terra rica em minério e recolhida e enviada às instalações de processamento. O primeiro passo para a comercialização do alumínio é a separação do oxido de alumínio do oxido de ferro da bauxita por meio de reações químicas desenvolvidas por Karl Joseph Bayer, um químico austríaco. O processo envolve misturar a bauxita com soda caustica ou hidróxido de sódio e aquecer a mistura sob pressão, o hidróxido de sódio dissolve o oxido de alumínio e forma aluminato de sódio. O óxido de ferro se mantém em estado sólido e é separado por filtragem. Por fim, o hidróxido de alumínio introduzido no aluminato de sódio líquido causa a precipitação do óxido de alumínio, ou seja, faz com que ele saia da solução em forma sólida. Esses cristais são lavados e aquecidos para eliminar a água. O resultado é óxido de alumínio puro, um pó branco fino também conhecido como alumina.
Para que o alumina vire alumínio é necessário um processo chamado de redução eletrolítica, onde a alumina e dissolvida em banho de criolita, e em seguida uma alta corrente elétrica e conduzida através do banho, separando o alumínio da solução por meio de um sifão, onde o alumínio é separado e lavado.
Em nosso dia a dia estamos rodeados de alumínio, sem ele certos produtos de hoje não existiria, é usado em construções, barcos, aviões, automóveis, aparelhos domésticos, embalagens