Engenharia de Poços - Sistema convencional com chave flutuante, Trip Tank, Top drive
Poços 1 – Bohmer
Amanda Reis 105905
1. TRIP TANK
2. SEQUÊNCIA DE UMA MANOBRA
3.
4.
1) Oque é o Trip Tank ?
O Trip Tank monitora as condições do poço, o controle de fluxo e determina se o poço está ou não em condições estáticas.
O Trip Tank é um tanque de metal com capacidade de até 15 barris, variando de 10 à 15 barris, com divisão de um barril ou H-Barril, é utilizado para determinar a quantidade de lama necessária que é deslocada com a retirada da coluna de perfuração.
Quando a broca é retirada, o volume de lama que era ocupado quando a coluna de perfuração estava dentro do poço deve ser bombeado para repor o peso da coluna de perfuração que estava dentro do poço, o tubo de perfuração desloca certa quantidade de lama, e o trip tank é usado para manter o controle dessa lama.
1) Funcionamento do Trip Tank
O Trip Tank possui um sistema de circulação que através de uma bomba, bombeia lama para o anular do poço durante a retirada da coluna e suga para dentro do tanque, quando a coluna for descida de novo após a manbra.
1) Finalidade do Trip Tank
Fornecer a pressão hidrostática do suficiente para que evite influxo (kick) isso se traduz em fornecer a lama necessária para manter a pressão interna do poço maior que a pressão externa, durante a manobra. Caso ocorra um kick, o trip tank tem a função de avisar, o volume de lama do Trip Tank que é bombeado no poço pode ser um indicador de kick, se o volume medido pelo tanque for menor que o volume esperado quando a coluna de de perfuração for retirada, também pode ser o indicador de kick, pois o volume do influxo de formação substitui uma parte do volume de lama de perfuração.
2) Sequência de uma Manobra – Sistema convencional com chave Flutuante
O sistema convencional com chave flutuante possui 8 etapas, sendo elas:
- Tubo de perfuração conectado ao elevador que é erguido até o tool-joint entre os tubos.
- A coluna é apoiada na Cunha
- Posicionamento das