Engenharia De Autom Vel
BRUNO CARVALHO
DANILO ROBERTO PEREIRA DA SILVA
A ENGENHARIA E A EVOLUÇÃO DO AUTOMÓVEL
INTRODUÇÃO
A engenharia automóvel, engenharia automotiva ou engenharia automobilística é um ramo da engenharia mecânica especializado nos vários tipos de veículos automóveis. Nela são aplicados elementos de ciências de base e de engenharia, elementos de engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica, informática e de segurança e aperfeiçoamentos técnicos que respondem à evolução tecnológica dos automóveis, no sentido de aumentar a qualidade, competitividade e a produtividade no setor automóvel.
Em Abril de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o Model T, um veículo robusto, seguro, fácil de guiar e principalmente barato. Qualquer um era capaz de guiá-lo ou consertá-lo, sem precisar de motorista ou mecânico. A fabricação deste modelo ganhou um notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer, implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O Model T era o primeiro carro projectado para a manufactura.
Figura 1 - Linha de Montagem Ford Modelo T
RAMO DE ATUAÇÃO
Na vertente da Engenharia de Produto, a Engenharia do Automóvel atua no seguinte aspecto de qualidade e segurança:
Análise dos acidentes automobilísticos - incluindo o seu impacto nos ocupantes dos veículos - e o cumprimento dos parâmetros legais de segurança em veículos. Nessa análise são avaliados vários parâmetros, nomeadamente:
A atuação dos cintos de segurança e airbags;
A resistência lateral e frontal ao choque, a resistência ao capotamento;
Realizada com o auxílio de várias ferramentas e métodos, como a simulação computacional de acidentes, os dispositivos antropomórficos de ensaio (crash test dummies) e os testes destrutivos com automóveis reais.
Na vertente de Engenharia de Mecânica, a Engenharia do Automóvel