ENGENHARIA CIVIL
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO - CEUNSP
INTRODUÇÃO
A palestra apresentada pelo Engenheiro Vinícius sobre a temática “Impermeabilização” trouxe conhecimentos imprescindíveis que agregados a conteúdos estudados proporcionarão, aos futuros engenheiros, capacidade de execução em serviços prestados com excelência.
A conferência contou com a apresentação de uma determinada marca de produto que é utilizada como recurso para sanar os problemas decorrentes da falta impermeabilização e, mesmo tendo feito uso de uma propaganda, a mesma foi administrada de forma a demonstrar a importância e os cuidados que devem ser tomados antes de iniciar uma obra sem impermeabilizá-la.
O palestrante explanou e apresentou alguns casos onde implicou alto custo financeiro à construção de tais obras, pois não tendo sido dada relevância ao ato de impermeabilizar as áreas necessárias, nem tampouco a utilização de produtos certos e de qualidade, resultou em prejuízos desnecessários aos responsáveis pelas mesmas.
Dissertou que impermeabilizar é simplesmente proteger uma edificação dos estragos que o contato com a água pode promover a uma obra e que a mesma pode ser infiltrada através de vapor e toda parte que obter contato com o líquido deve ser devidamente isolada.
As pressões positivas e negativas foram comentadas, assim como a manta asfáltica que não resiste à pressão negativa, somente à positiva, exemplificando que a pressão positiva ocorre de dentro para fora e a negativa acontece ao contrário, de fora para dentro. Ainda sobre a manta asfáltica, explicou como ocorre o processo de aplicação que pode se comparar a um sanduiche recheado com polietileno, alumínio ou geotextil-asfalto-estruturante e, que antes de colocar o revestimento, é importante fazer uso de lona plástica, pois a mesma não adere ao concreto e, em caso de trinca, pode vir a danificar a manta. Nesse mesmo processo, é necessário embuti-la