Engenharia civil
O engenheiro civil esta habilitado a lidar com projetos de construções de casas, edifícios, estradas, túneis, aeroportos, portos entre outros. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.
A origem da engenharia civil
Foi preciso que a Engenharia percorresse um longo trajeto de seis mil anos, desde que o homem deixou as cavernas e começou a pensar numa moradia mais segura e confortável para a sua família. Já outras construções como os templos, os palácios e os canais, que foram marca registrada na Antigüidade, começaram a fazer parte da paisagem cerca de dois mil anos depois do aparecimento das primeiras habitações familiares.
Foi na Idade Média que a Engenharia ganhou novo e decisivo impulso. Entre os séculos VI e XVIII, os conhecimentos da área foram aproveitados, sobretudo para fins militares, como a construção de fortalezas e muralhas ao redor das cidades. Já voltada à atividade religiosa, a Igreja impulsionou a construção de catedrais cada vez mais suntuosas.
A engenharia civil no Brasil
A Engenharia Civil no Brasil começou de forma simples, com a construção de fortificações e igrejas. Nessa época atuavam duas categorias de profissionais, os Oficiais Engenheiros e Mestres Pedreiros. Ambos não possuíam faculdade, apenas tinham o conhecimento passado por gerações. Os primeiros eram oficiais do Exército Português, com o objetivo principal de executar obras de engenharia, e os Mestres, também chamados mestres de risco, eram os que projetavam e construíam as edificações em geral.
Em 4 de Dezembro de 1810 o futuro Rei D.