Cuidados com queimaduras
Mais da metade das queimaduras ocorrem por combustão (chama) ou líquidos aquecidos. Também, as queimaduras podem ser provocadas por eletricidade ou pelos ácidos ou bases (incidência menor, mas muito complexo de ser tratados).
MECANISMOS POR FAIXA ETARIA:
Crianças até 4 anos: 70% das crianças queimadas têm como principal causa os líquidos aquecidos (derramamento acidental).
Crianças maiores de 4 anos e adolescentes: A combustão prevalece, seja pelos combustíveis inflamáveis, seja por outros mecanismos
Fase adulta: Mais freqüente, as queimaduras aparecem pela combustão e 1/3 são acidentes de trabalho.
Idosos: volta o aumento de acidentes domésticos.
Os mecanismos de queimadura pode ser térmico, elétrico ou químico.
QUEIMADURAS ELÉTRICAS
A lesão termoelétrica vai ter um ponto de entrada e um de saída. O grau de lesão tecidual é relacionado à resistência e a voltagem. A voltagem é o mais determinador de lesão tecidual ("os volts queimam e os ampères matam"). A voltagem pode ser baixa (menor que 1000 Volts) ou alta (maior ou igual a esse valor).
QUEIMADURA ELETRICA DE ALTA VOLTAGEM
O que é mais importante para eletrocução de alta-voltagem são as “queimaduras internas”, que podem desencadear mioglobinemia alta com insuficiência renal ou arritmia cardíaca.
E importante diferenciar se o paciente sofreu uma eletrocução de alta voltagem verdadeira ou um simples flash.
O flash ocasiona somente dissipação local de calor. Na verdade, a corrente não passou através do corpo do paciente. O paciente chega ao Pronto Socorro falando, conversando, quase num estado normal. Esse paciente logo receberá alta, porque, finalmente, os efeitos da eletrocução foram menores que o esperado.
A eletrocução verdadeira ocorre quando uma corrente de alta voltagem passa pelo