Engenharia civil
Disciplina: Construção Civil
Professor: Marcelo Costella
Curso: Engenharia Civil
Acadêmicos: Cristiano Frozza Henrique Vanzin Wagner Kraus
REVESTIMENTO CERÂMICO
O revestimento cerâmico é usado há muito tempo para revestir pisos e paredes, cujo suas principais vantagens são sua facilidade de limpeza, durabilidade, além de ter uma aparência agradável. Na hora da compra de um revestimento cerâmico não devemos apreciar somente a beleza ou facilidade de limpeza do mesmo. Deve-se ficar atento a sigla PEI que se refere à resistência a abrasão que determinado material cerâmico (pisos ou azulejos) tem ao desgaste da superfície, causado pelo trafego de pessoas e a sua classificação vai de 1 a 5. As características dos revestimentos cerâmicos (propriedades) devem ser conhecidas para que seja feita sua correta especificação, de acordo com o local de uso, com diferença para usos públicos, industriais e residenciais.
Revestimento no Piso
O revestimento no piso possui varias camadas, dentre elas: - Base: é o piso a ser coberto, é feito por camadas de concreto simples ou armado. - Camada Intermediária: é a camada situada entre a base e o contra piso, que tem como função regular a base, corrigir a cota, impermeabilizar, isolar termicamente e também simplesmente separar a base do contra piso. - Contra piso: é a camada com argamassa cujo é assentado o revestimento cerâmico. - Argamassa colante: fixação do revestimento cerâmico no contra piso. - Camada cerâmica: formada pelo revestimento cerâmico.
Revestimento em paredes
Uma parede revestida com placas cerâmicas é formada basicamente por 6 camadas de materiais diferentes: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico. - Substrato ou base E o componente de sustentação dos revestimentos, via de regra formado