Engenharia civil: sustentabilidade e preservação ambiental
Ana Fabricia Ferreira de Sousa
Introdução: O trabalho presente consiste na realização de analise de alternativas sustentáveis para a projeção e execução de obras. É sabido que a construção civil é responsável por grande parte dos impactos negativos causados ao ambiente. Tem-se dessa forma como principal objetivo reduzir esses impactos que a construção de obras vem causando, especificamente através de projetos que vissem a implantação de caminhos sustentáveis por meio do uso de energias renováveis, do controle da perda dos recursos naturais, da implantação de tecnologias sustentáveis. Faz-se necessário esse estudo para que haja um maior conhecimento e uma maior conscientização a respeito do assunto e consequentemente ocorra à diminuição desses impactos, contribuindo dessa forma para uma melhor qualidade de vida e para a construção de obras ecologicamente corretas.
Desenvolvimento: A construção é uma atividade que o homem sempre exerceu desde o inicio das civilizações, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento das mesmas. Reconhece-se que o ramo da construção civil é de grande importância pois atua de forma direta e indireta na economia do país. Porem segundo Duarte (2009,p.46), “Nenhum outro sector da indústria usa mais materiais e energia, produz mais desperdícios e contribui menos para a reciclagem do que a indústria da construção”. Complementa-se este pensamento de Duarte com a frase que segue:
A questão ambiental se agrava e ganha importância cada vez mais à medida que as cidades se expandem e se apropriam demasiadamente dos recursos naturais, pois se tornaram o local em que grande parte da população mundial se concentra, e a consequência disso é a transformação do espaço natural. (LIMA; AMORIM, 2006, p. 70)
De acordo com Pinto (2012, p.41) “Os edifícios devem ser espaços básicos de bem-estar, conforto e devem ser acima de tudo saudáveis tanto para os seus utentes como para o meio