Engenharia civil no japão
1. Introdução ………………………………………………………... 02
2. História da engenharia no Japão ……………………………………. 03
3. Mercado de trabalho …………………………………………………. 05
3.1. Engenharia brasileira no Japão ……………………….…….. 06
4. Projeto I ………………………………………………………... 07
5. Projeto II ……………………………………………………….. 09
6. Conclusão ………………………………………………………... 11
7. Referencias bibliográficas ……………………………..….……….... 12
INTRODUÇÃO
Os temas abordados a seguir trata como surgiu a engenharia no Japão, como eram as residências no Japão antigamente e como passaram a ser principalmente após o séc. XIX.
Será tratado também, o mercado de trabalho para o engenheiro no Japão e como um brasileiro possa integrar nele.
Duas grandes obras serão abordadas, senda umas delas o ECO Cycle, um “estacionamento de bicicletas” e outra, a ponte Akashi, considerada a maior ponte suspensa do mundo.
HISTORIA DA ENGENHARIA NO JAPÃO
Antigamente no Japão, as casas tradicionais eram praticamente toda construída de madeira, mas também outro material muito usado é o bambu. Mas o que sempre mais chamou atenção na arquitetura japonesa com certeza eram os telhados, geralmente os telhados eram de palha e caules de plantas.
Uma casa japonesa era fácil de ser construído, geralmente qualquer cidadão japonês tinha prática de construir sua própria residência. Essas casas possuíam um ar mais arejado em questão da madeira, sendo climatizado pelas plantas ao redor da casa, deixando com aquele ar mais de estar morando ao redor da natureza.
Já por outro lado, uma casa japonesa também era fácil de ser queimada, por ser 100% de madeira, palha ou caules de plantas. Mas ao mesmo tempo resistentes a pequenos tremores, sem que modificasse sua estrutura.
Ao passar dos tempos, começaram a usar argila e cimento nas paredes, mas nada muito diferente, ainda era muito usado madeira e bambu. As pontes eram sempre feitas de madeira, pontes luxuosas, sempre deram importância a beleza em suas pontes.
No Século XIX, a