Engenharia Civil - Gemetria descritiva
950 palavras
4 páginas
PSI – GEOMETRIA DESCRITIVAGEOMETRIA DESCRITIVA - é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Esse método foi desenvolvido por Gaspard Monge e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização. Percebida sua importância, a Geometria Descritiva foi tratada com atenção e considerada, no início, como segredo de Estado.
A Geometria Descritiva utiliza-se da épura para representar objetos, a partir de observadores que se encontram situados no infinito (pontos impróprios), os quais determinam direções de retas projectantes. A épura de Monge é a planificação do que foi projectado ortogonalmente nos planos de projeção, também ortogonais entre si.
A Linha de terra (LT) é a reta de interseção entre os planos de projeção propostos por Monge, chamados de Vertical (ou Frontal) e Horizontal, os quais dividem o espaço em quatro diedros ou quadrantes. Posteriormente Gino Loria implementou o terceiro plano de projeção (que deu origem à vista lateral esquerda, quando vista do 1º diedro).
As vistas são alinhadas entre si, através de linhas de chamada, permitindo a percepção de sua posição relativa.
Na épura, que pode ser ilustrada como a prancheta de desenho, ocorre o desenvolvimento do projeto.
PONTO: O ponto é um elemento concetual, sem dimensões, sem forma é uma abstração.
No entanto, o ponto é a ‘unidade’, a ‘base’ de toda a geometria.
O ponto refere-se, originalmente, a uma dada posição específica.
Não podendo definir ponto, podemos, no entanto, determiná-lo de várias maneiras, através da utilização do conceito de lugar geométrico ou da interseção de condições.
Duas retas complanares determinam um ponto, se forem concorrentes. Podemos dizer, então, que o ponto é o elemento que, simultaneamente, pertence às duas retas.
RETA: A reta é um elemento que pode ser descrito de várias maneiras. Por exemplo, nesta altura, é conveniente descrevê-la com o auxílio do que sabemos