Engenharia Ambiental
1Ana Karlla De Melo Santos
¹Barbara Omena
1Bruna Carmargo Lopes
1Bruna Duarte
1Cassia Angelo
¹Guilherme Sprengel
¹Gustavo Cortez
2Prof Eiwalt Rodolfo Hanzl- Orientador
1Bacharelado em Engenharia Ambiental
²Depto de Engenharia
RESUMO: (............)
Palavras-chave: (............)
Introdução
(............)
1. Energia e Meio Ambiente no Brasil
1.1 Meio Ambiente
O Brasil após varias décadas vem de uma crescente econômica gigantesca, gastando os seus recursos naturais de maneira devastadora, destruindo sua biodiversidade, recursos hídricos e principalmente desmatando nossas florestas.
As novas oportunidades no mercado mundial e uma demanda cada vez maior dos produtos fizeram com que os produtores (Em meio a tanta abundancia de recursos naturais), não se preocupassem com o desgaste de nossa biodiversidade, com um simples pensamento de que os recursos seriam inesgotáveis.
A falta de planejamento e a frágil fiscalização do governo brasileiro, fez com que aumenta se e agrava se os problemas atuais de nosso país, como as queimadas, as madeireiras e os fazendeiros que com seus pastos desmatavam as nossas reservas naturais sem nenhuma punição, causando o grande aumento de CO2 na nossa camada de ozônio e acabando com nossos recursos hídricos. A falta da sustentabilidade no pensamento dos brasileiros de um modo geral foi levando o país a sua maior perda de biodiversidade nas ultimas décadas, perdendo fauna e flora das nossas florestas.
O crescimento econômico vem estimulando uma crescente demanda por recursos naturais, inclusive recursos minerais, e a intensificação dos impactos resultantes das práticas extrativas e de produção não sustentáveis têm posto em risco um conjunto de dinâmicas e processos dos sistemas naturais, comprometendo a oferta de serviços resultantes desses sistemas, já alterados ou degradados em diversas regiões do país e do mundo. Associados à intensa exploração