Engenharia Ambiental
RESUMO
Solo é um corpo material não consolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: Sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química. Alguns tipos mais comuns são: Solo argiloso, solo arenoso, solo humoso e solo calcário.
O solo funciona como alicerce da vida terrestre. Para essa vida existir, o equilíbrio dentro solo – que age desta forma como um corpo mediador entre litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera – deve estar preservando e adequando. Quando isto ocorre, diz se que o solo está fértil. Se um dos elementos necessários à vida não estiver presente, ou estiver em numero insuficiente para aquele bioma, o solo está infértil. O uso inadequado do solo e/ ou praticas insustentáveis podem levar a uma degradação. Assim, conhecer as características, praticas adequadas e conhecimento teóricos e primordial para um manejo ideal. Essas reflexões levaram a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os principais conhecimentos para manejo adequado do solo? Este trabalho pautou nos seguintes objetivos:
Conhecer as propriedades do solo;
Estudar as praticas de manejos;
Propor praticas sustentáveis do solo;
Para realizar este trabalho gravamos um vídeo com conhecimento prático e com o conhecimento técnico, visando explicar de forma clara e objetiva das propriedades gerais do solo, degradação do solo e alguns métodos para evitar a mesma.
PALAVRAS-CHAVE:
Propriedades do solo; tipos de solo; degradação do solo.