Engenharia Ambiental
Disciplina – Wanda
Resumo
Através deste trabalho, iremos conhecer e perceber melhor, o papel do psicólogo no ambiente hospitalar. Este profissional é de grande valia para a melhor qualidade de vida dos pacientes, pois ele ajuda a melhor adaptação dos seres e também colabora com a resolução de vários problemas através de um olhar mais humano e atencioso. Pois aquele que se hospitaliza sai na maioria das vezes totalmente de sua rotina necessitando de um apoio maior.
Palavras-chave: Hospital, Paciente, Psicólogo.
1. Introdução
O hospital é um ambiente em que trabalham vários profissionais, cada um com sua função, na maioria das vezes específicas, ou seja, todos fazem apenas o que é parte do seu serviço. Porem, não devemos esquecer, que nesse lugar o ritmo de tudo gera em torno dos pacientes. Mais muitas das vezes, eles são tratados de forma fria no momento em que mais precisam. Então é nesse ponto, que se inicia a necessidade do psicólogo no hospital, para completar e ajudar a preencher um espaço que estava um pouco vazio.
2. Desenvolvimento O profissional de psicologia exerce vários papeis no hospital, ele trabalha diretamente com vários funcionários e cada relação possui um objetivo diferente de acordo com a demanda. Cada hospital tem sua forma de funcionar, então devido a esse fato é de extrema importância, que o psicólogo entenda e conheça muito bem sobre o seu local de trabalho para que seu papel seja cumprido de forma correta. Vale lembrar também que é de muito valor, a interação profissional entre todos os funcionários, pois de uma forma direta ou indireta tudo isso tem uma grande relevância na recuperação do paciente, e o psicólogo muitas das vezes que faz com que essa convivência seja cada dia melhor. Quando alguém esta hospitalizado, consequentemente a pessoa fica mais frágil e sensível, e ocorre com muita normalidade o mesmo sentir uma angústia e tristeza. Isso se deve ao fato também de