Engenharia ambiental
ENGENHARIA AMBIENTAL
Ciências dos Materiais
MADEIRA
Alunos: Luiz Daniel
Belém
2012
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
Trabalho de Ciência dos Materiais apresentado como requisito para a 3ª Avaliação anual. Professor: André Sarmento.
Belém
2012
* Métodos de Obtenção:
A indústria da madeira consiste em ser a base de todo o processo, onde aproveita-se seus derivados para diversos fins , inicia-se com o plantio,extração ,corte ,armazenamento ,tratamento bioquímico e a modelagem .
Esta floresta homogênea como era conhecida no inicio dos anos 80, onde o perfil desta indústria era muito apegado aos padrões clássicos de plantio e corte.
Atualmente a industria madeireira vem adotando o neologismo , termo designado para “ florestas energéticas ” tem como objetivo a produção de fitomassa . Este método interessa-se por uma maior capacidade de obtenção da madeira por hectare em menor espaço de tempo e com maior intensidade do uso da terra.
Existe 4 (quatro) fatores bastante relevantes para a escolha do sistema de formação de maciços florestais ; são :
* Fator Social: Devido a realidade brasileira apresentar um alto índice de desemprego e a causa efeito que o êxodo rural causou e hoje o reflexo ainda se faz presente em regiões especificas do país.
Porem de houver uma política correta de respeito ao seu meio pode promover uma maior fixação do homem em seu habitat .
* Fator Econômico: Os investimentos destinados ao setor de empreendedorismo florestal são grandes. Portanto torna-se fundamental a elaboração de soluções alternativas para minimizar os custos e manter a produção desejável.
* Fator Político: O fator socioeconômico é que promove o crescimento de uma nação , unindo com a força de trabalho necessária para o setor se desenvolver .Aliado ao fato de estarmos aplicando
investimentos naquilo que