Engenharia ambiental e Engenharia da pesca: correlações com a Engenharia mecânica
ADRIANO BARRETO DA SILVA
JACKSON DE SOUZA
PEDRO VINNICIO MAX
RAFAEL DUMMER GOMES
ENGENHARIA FLORESTAL E ENGENHARIA DA PESCA correlações de dependência com a engenharia mecânica
Itajaí
2014
ADRIANO BARRETO DA SILVA
JACKSON DE SOUZA
PEDRO VINNICIO MAX
RAFAEL DUMMER GOMES
ENGENHARIA FLORESTAL E ENGENHARIA DA PESCA correlações de dependência com a engenharia mecânica
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da M3 da disciplina de Engenharia Mecânica da Universidade Do Vale Do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.
Professor: Heinz Schaaf.
Itajaí
2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a intenção de evidenciar a importância da Engenharia Mecânica dentro de outras engenharias, mais especificamente a Engenharia Florestal e da Pesca.
2 ENGENHARIA FLORESTAL
Os profissionais que trabalham nesta área buscam meios de preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que promovem atividades de desenvolvimento e exploração de modo sustentável, fazendo que o uso das florestas seja feito de modo viável para os homens, e sem agressão ao ecossistema. Os engenheiros florestais aplicam princípios de engenharia para resolver os desafios oferecidos pelas florestais mundiais, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas nas florestas. Esses profissionais se concentram na proteção do solo, água, ar e outros recursos renováveis e não renováveis.
2.1 Frentes que o profissional pode atuar.
Empresas ligadas a produtos derivados da madeira, órgãos ambientais, empresas de consultoria, unidades de conservação e desenvolvimento sustentável, como o mercado de carbono, entre outros locais.
O engenheiro florestal tem atuação confundida com a do engenheiro ambiental, já que muitas vezes suas funções estão ligadas à