Engenhari
Porque uma empresa necessita de um administrador financeiro?
Deverá ser abordado:
• a finalidade dos índices de liquidez,
• a finalidade dos índices de atividades,
• o uso e as prerrogativas da alavancagem financeira,
• a consideração do risco econômico,
• a consideração do risco financeiro,
• aspectos gerais do administrador.
Por que uma empresa necessita de um administrador financeiro?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, agência vinculada ao Governo Federal, a maioria dos empreendimentos comerciais encerra suas operações antes de completar o quinto ano de atividade. O órgão informa que de cada dez consultas que chegam a seu departamento de atendimento ao empreendedor, nove são de empreendedores que estão passando por problemas financeiros e não sabem como resolvê-los. Saldo no vermelho, dívidas com bancos, impostos atrasados, falta de capital de giro e dificuldade em conseguir dinheiro para expandir a empresa são algumas das dúvidas que assolam os empreendedores afogados em números. Analisando as questões, percebe-se que muitos chegaram a esse ponto por causa de erros comuns, que poderiam ser evitados com algumas noções básicas de gestão e de bom senso.
Essas noções básicas de gestão e o aconselhamento em geral são tarefas do administrador financeiro, profissional responsável por levantar e organizar os dados financeiros e contábeis da gerência da empresa e, a partir deles, tomar-se decisões acertadas. É dele o papel de analisar, planejar e controlar os estágios financeiros da empresa, com base em dados contábeis de produção e de resultados. Também cabe ao administrador financeiro fomentar as atividades da empresa, supervisionando os resultados, fluxo de caixa, enfim, providenciar medidas visando o crescimento, etc.
A contratação de um administrador financeiro é, portanto, um importante e obrigatório item em empresas que pretendam ser bem-sucedidas no mercado em