engenharaia
Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária.
Dentre dos diferentes parâmetros que contribuem para a degradação das construções são decorrentes de inúmeros fatores, como variações de temperatura, reações químicas, vibrações, erosão, e, um dos mais sérios, o fenômeno da corrosão das armaduras do concreto armado, que ocupa um importantíssimo fenômeno patológico, contribuindo de sobremaneira para a degradação da construção.
Os sintomas da corrosão e as causas da corrosão não são habitualmente conhecidos e seu conhecimento se torna necessário para a adoção de métodos e procedimentosde correção bem definidos, de modo a que as intervenções sejam eficazes.
Alguns conceitos de patologia são fundamentais para os engenheiros e técnicos e muito se assemelham a padrões médicos, inclusive na adoção de certos nomes e conceitos, conforme citados muitas vezes por patologistas de renome nacional e internacional
Conceitos
Patologia: É a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. No caso do concreto, a patologia significa o estudo das anomalias relacionadas àdeterioração do concreto na estrutura.
Pathos = doença Logos = estudo
Terapia: É a ciência que estuda a escolha e administração dos meios de curar as doenças e da natureza dos remédios.
Therapeia = método de curar, tratar.
Profilaxia: É a ciência que estuda as medidas necessárias à prevenção das enfermidades.
Prophylaxis =