Engasgo
Escola de enfermagem
Campus Coração Eucarístico
Trabalho fios de suturas
Belo Horizonte
2010
Trabalho fios de suturas
Trabalho apresentado ao Programa de
Graduação em Enfermagem da Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais.
Como requisito avaliativo de Pontuação
Disciplina Cirúrgica Orientadora Aglaya Coelho Barros
4ºperíodo tarde
Belo Horizonte
2010
Introdução
Os fios de sutura cirúrgica foram conceituados por Goffi; Tolosa (1) como materiais utilizados para selar vasos sangüíneos e aproximar tecidos, em ações de ligar e suturar.
Surgiram e foram desenvolvidos ao longo dos séculos em função da necessidade de controlar hemorragias e também de favorecer a cicatrização de ferimentos ou incisões por primeira intenção.
O fio de sutura é um material utilizado para síntese de feridas, podendo ser produzido sinteticamente, derivado de fibras vegetais ou estruturas orgânicas. Esse material tem a finalidade de unir e coaptar às bordas dos ferimentos provocados cirúrgica ou traumaticamente, objetivando permitir o processo fisiológico de cicatrização. Um aspecto muito importante dos materiais de sutura empregados em cirurgia é a resistência tênsil, já que podem influir diretamente no resultado da cirurgia, seja no sucesso ou no fracasso, um especial quando se trata de realizar anastomoses entre dois órgãos.
Fio Cirúrgico
É uma porção de material, sintético ou derivado de fibras vegetais ou estruturas orgânicas, flexível, de secção circular com diâmetro muito reduzido em relação ao comprimento. Destinado a contenção ou fixação de estruturas orgânicas ou elementos usados em cirurgias através de nós (BELLEN, CONFORTI e MAGALHAES, 1993)
Os fios de sutura podem ser utilizados tanto na síntese quanto na hemostasia.
Para hemostasia são utilizados de forma isolada e para síntese são empregados em associação com agulhas (CIRINO, 2006). Todos os produtos para sutura são