ENG reversa
RAFAEL BATISTA LESCANO, r-lescano@hotmail.com
GUSTAVO ANAD DE PAULA, gustavoanad@ufpr.br
UFPR
Resumo: O propósito deste documento é o resumo do artigo The fundamentals of barriers to reverse engineering and their implementation into mechanical components, dos autores Shane K. Curtis, Stephen P. Harston e Christopher A. Mattson
Palavras-chave: reverse, engineering.
1. Resumo
Engenharia reversa é um termo que pode ser usado em uma vasta amplitude, tanto da engenharia como atividades de design. Além disse, é uma estratégia comum de design na indústria. Sua estratégia de aplicabilidade deve ser observada, a fim de verificar se é adequada ou não sua utilização.
É muito importante observar os princípios que aumentam a dificuldade ou o investimento dos produtos de engenharia reversa, uma vez que o seu entendimento será benéfico para todos os envolvidos em suas atividades.
A engenharia reversa traz diversas conotações em várias características da indústria. De um lado, é associada com o roubo de ideias e pirataria para plagiar e lucrar com o trabalho de outros; por outro, pode ser caracterizada como um benchmarking competitivo ou um produto dissecado por um consumidor curioso. Independente de sua motivação, podemos definir engenharia reversa como o processo de extração de informações acerca de um produto pelo próprio produto. Tal conceito difere de simples imitação, que seria o processo de replicar a performance de um produto em uma ou mais áreas principais.
Existem várias razões para empregar a engenharia reversa como uma tática de design de engenharia, tais quais:
Para comparar produtos através de um benchmarking competitivo;
Na preparação para imitar um produto;
Para obter informação técnica que não existe;
Para obter informação técnica que o fabricante não mais tenha ou não deseje compartilhar, dentre outras.
Tais exemplos mostrar a diversidade do uso de engenharia reversa, que pode ajudar o desenvolvedor a