eng. Produção
Relatório de estágio
Fundamentos da Automação –
Automação de Processos na Gerdau
Trabalho acadêmico apresentado ao Profª.
Douglas, responsável pela disciplina PCP, do 5º período de Engenharia de Produção, como requisito para obtenção de crédito.
Divinópolis MG
Fundação Educacional de Divinópolis – Funedi
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa – Inesp
Junho 2008
1
Resumo
Não se pode falar em produção sem falar de automação, acompanhada do avanço tecnológico e dos grandes benefícios que trazem à sociedade e ao parque industrial da nação. A automação teve início com o primeiro PLC, inicialmente concebido por um grupo de engenheiros da General Motors em 1968, tendo em mente algumas especificações básicas de facilidade de programação e reprogramação; facilidade de manutenção e reparação, de preferência utilizando módulos plug-in; redução de dimensões em relação a um sistema equivalente em lógica de relés e cablada; redução de custos.
A automação não acontece de uma só vez, carece de melhorias constantes levadas pela necessidade de adequações aos novos processos por inserção de novas máquinas, puxada pelo aumento da produção. Na área de laminação não é diferente, o processo de melhoria é constante e nem sempre carece de muitos investimentos. Apenas a simples otimização dos softwares em tempos, acionamentos, atualização de tecnologia, inserção de novos sensores podem eliminar a ação humana onde segundos fazem a diferença. A manutenção elétrica na laminação está em contínua atualização sempre com foco na produção aliada à segurança patrimonial e dos colaboradores, acima de tudo.
Nas tarefas da manutenção elétrica em conjunto com a eletrônica fazemos acontecer à automação. Nossas atuações contribuem em margem significante na eficiência dos processos e eficácia dos funcionamentos.
2
Índice
1-Introdução
2-Caracterização da empresa
3-Revisão Bibliográfica
Automação e seu início
PLC –