eng productor
Caderno de
Referência de
Conteúdo
CRC
1. INTRODUÇÃO
Olá! Seja bem-vindo! Vamos dar início ao estudo da disciplina Gestão da Produção e Operações. Esperamos que este estudo contribua para sua formação e que, ao final da oitava unidade, você se sinta apto a conduzir com destreza a gestão operacional de uma fábrica ou de um ponto de venda.
A administração da produção e operações representa a elite de uma instalação fabril, uma vez que todos os produtos desejados pelos clientes necessitam de operações bem planejadas. Portanto, é necessário planejar a qualidade, a produção, a distribuição e o descarte dos insumos e do próprio produto com cadeias logísticas reversas. Entre as decisões tomadas nesse setor, grande parte do volume investido em esforços, recursos e materiais traduz-se em riqueza para a empresa, em sobrevivência no mercado competidor e em qualidade de vida para o capital humano – que dá suporte aos
18
© Gestão da Produção e Operações
sistemas produtivos. Essa temática será analisada detalhadamente nesta disciplina.
A Unidade 1 trará definições importantes sobre a administração da produção e de operações. O conceito de processo é explicado sob diversas ópticas e mostra a empresa como um grande encadeamento de processos, visão que é disseminada pela reconhecida Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas.
Com o entendimento do que é processo, classificam-se os sistemas de produção usando o diagrama volume X variedade, tanto para os sistemas fabris como para os de serviços. Posteriormente, essa classificação será pretexto para a apresentação das formas de arranjo físico e planejamento, programação e controle desses sistemas.
Partindo da classificação volume X variedade, a Unidade 2 apresentará os fundamentos e os cálculos para gerenciamento de projetos por meio do PERT, com suas formas de planejamento, programação e controle de sistemas produtivos. A proposta é familiarizar o aluno com a técnica PERT CPM e, ao