Eng. dos metodos
Através dos séculos, o homem tem encontrado meios mais fáceis e melhores para produzir os bens que necessita e deseja. Originalmente, o trabalho consistia em atividade executadas com as mãos; depois desenvolveram-se ferramentas simples e, mais tarde, máquinas de acionamento mecânico. Hoje em dia, o equipamento inteiramente automático torna possível a eliminação da maior parte do trabalho manual do homem, transferindo-o à máquina.
O objetivo principal é sugerir meios de se promover cumprimento de metas da organização, melhorando a eficiência humana, e encontrando um meio mais fácil e melhores de se produzir os bens que se necessita e deseja, as melhorias estão relacionadas às atividades manual, mecânica ou automática.
O aumento na produtividade homem-hora é um fator importante na melhoria do padrão de vida de uma empresa e nação. Porém será difícil o dia em que todo trabalho será executado por máquinas.
Alguns motivos:
Atividades excessivamente complexas para serem mecanizadas, atividades raras nos processo, disponibilidade de capital , tipos de fabricação que não seria econômico automatizá-las, segurança e a não existência de pessoas qualificada.
Para a avaliação de um processo que esteja sendo proposto, sugere-se que o melhor método ou a melhor combinação dos métodos, sejam desenvolvidos e usados como base na aplicação dos princípios de economia dos movimentos requer custo reduzido no investimento de capital, e possuir baixo custo no projeto.
Vantagens da aplicação da automação
Técnica: Qualidade uniforme e permanente, velocidade no trabalho.
Economia: Alta produtividade, substituição do trabalho feito pelo homem por máquinas.
Possibilidades de melhoria
O estudo em uma operação de prensa, as peças poderiam ser alimentadas, manual ou automaticamente. Peças acabadas poderiam ser removidas com o auxílio da mão ou ejetadas de forma automática.
Oito combinações possíveis de execução manual e automática de uma operação com