ENG CIVIL
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL – ATIVIDADES ESTRUTURADAS
Aluno: Jonathan Silva Gomes
Matricula: 201407188933
Atividade 2 - Círculo trigonométrico
Objetivo:
1. O aluno deverá obter no site www.somatematica.com.br o software livre círculo trigonométrico e trabalhar com ângulos nos quatro quadrantes, observando sua localização no círculo trigonométrico e significados de seno, cosseno e tangente.
2. A partir da leitura, o aluno deve preparar um Relatório contendo os ângulos escolhidos, sua imagem obtida pelo software, com os valores e as identificações das principais relações trigonométricas.
Ponto ‘P’ em 0º:
Verifica-se que em 0°, no primeiro quadrante, não há imagem no eixo das ordenadas, logo o seno de 0°= 0 e a tangente também é igual a zero, pois a tangente é a razão entre seno e cosseno. Porém nesse instante o cosseno é igual a 1.
Ponto ‘P’ a 60º:
À medida que o ponto ‘P’ se desloca 60° do eixo das abscissas, sentido anti-horário, ainda no primeiro quadrante, o seno é crescente e o cosseno decrescente, mas ambos são positivos. A tangente também é crescente e positiva aqui.
Ponto ‘P’ a 90º:
Quando o Ponto ‘P’ atinge 90 ° em relação ao eixo das abscissas o seno cresce até atingir o valor máximo (1), enquanto o cosseno decresce e atinge a valor mínimo (0), ambos ainda são positivos. Aqui a tangente tende ao infinito.
Ponto ‘P’ a 130º:
Quando o ponto ‘P’ passa para o segundo quadrante, no mesmo sentido, formando um ângulo de 130° vemos que o seno do ângulo decresce, mas ainda é positivo, e o cosseno também decresce, mas aqui ele é negativo. A tangente aqui é crescente, porém negativa.
Ponto ‘P’ a 180º:
Em 180° também não há imagem no eixo das ordenadas, pois não há ângulo formado entre o ponto ‘P’ e o eixo das abscissas, logo, a tangente e o seno são iguais a zero. Aqui o cosseno é crescente e negativo.
Ponto ‘P’ em 230º:
Quando o ponto ‘p’ forma um ângulo de 230° com o eixo