eng. civil
O GPS é composto de três segmentos: espacial, controle e usuário.
O Segmento Espacial representa a constelação de satélites artificiais do sistema GPS e trabalha com no mínimo 24 satélites, dispostos em 6 planos orbitais, inclinados 55º em relação ao Equador. A altitude dos satélites é de aproximadamente 20.200 km, fazendo com que completem uma volta ao redor da Terra em aproximadamente 12 horas. Essa configuração garante ao usuário do sistema receber o sinal de pelo menos 4 satélites em qualquer local da superfície da Terra ou próxima a ela.
O monitoramento do sistema é feito pelo Segmento Controle. Este segmento é composto por estações terrestres de controle localizadas em pontos estratégicos e uma estação principal localizada em Colorado Springs, Colorado, EUA. O segmento terrestre responde pela manutenção e controle do sistema, monitorando o tempo e a órbita dos satélites, informações imprescindíveis no cálculo do posicionamento pelos receptores.
Já o Segmento Usuário, corresponde aos receptores de uso civil e militar. Estes recebem os sinais emitidos pelos satélites e calculam sua posição. Hoje os receptores do sinal GPS estão facilmente disponíveis, muitos dos veículos já saem de fábrica com um sistema de navegação embutido no painel ou a aquisição de um aparelho receptor está mais acessível em relação ao custo. Sua utilização e destinação abrange uma ampla faixa de trabalho como, por exemplo, navegação, logística, aviação e também agricultura. A precisão da posição varia conforme o tipo de equipamento, desde