Enfoque teórico de pesquisa sobre jogos olímpicos
Enfoque teórico A pesquisa se fundamentou em levantamento documental construído a partir de fontes institucionais e mídias impressas. As seguintes fontes institucionais foram pesquisadas: publicações do Ministério do Esporte, documentos da III Conferência Nacional do Esporte, portal eletrônico do COMITÊ RIO 2016, 2009, ao que corresponde a mídia impressa, foi utilizado o acervo do jornal Folha de S. Paulo discutidos com apoio na técnica de análise de conteúdo.
Quanto a análise de conteúdo BARDIN, Laurence.2010, afirma que o fator comum dessas técnicas múltiplas e multiplicadas é uma hermenêutica controlada, baseada na dedução: a inferência ; FRANCO, 2005 explica que a Análise de conteúdo assenta-se nos pressupostos de uma concepção críticas dinâmica da linguagem. Linguagem entendida como uma construção real de toda a sociedade e como expressão da existência humana. A análise propriamente dita, que envolveu a exaustiva leitura de todo material, esteve apoiada em um quadro teórico construído a partir da revisão de literatura sobre Políticas Públicas, Políticas Esportivas e Estudos Olímpicos.
Políticas Públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico.
Políticas Esportivas são conjuntos de investimentos realizados em prol da disseminação de esportes e implementação de projetos para desenvolver a ciência do esporte no país.
Estudos Olímpicos é o nome dado ao conjunto de estudos de caráter acadêmico que tem como tema,locus ou viés de análise dos fenômenos esportivos, os Jogos Olímpicos e/ou o Movimento Olímpico em suas mais diferentes manifestações.