História do basquete
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA NO ESPORTE: BASQUETEBOL
PROFESSOR: FERNANDO GARCEZ
5º período matutino
Objetivo geral: Levar através da iniciação esportiva o conhecimento de cultura e também de história da mesma e ainda estudar a integração de varias modalidades a fim de se ensinar uma atividade especifica.
Objetivos específicos:
1- buscar uma articulação entre teoria e prática;
2- uma atitude interdisciplinar que integre de diversas formas ensino, pesquisa e prática;
3- articulação entre conteúdos específicos e conteúdos pedagógicos;
4- valorização e promoção da pesquisa em ensino;
5- integração das diversas instâncias participantes da formação dos alunos como conhecimento de gestos técnicos e táticos.
METODOLOGIA:
Em nosso estudo foi contemplada a pedagogia crítico-superadora que deve abarcar desde os jogos que possuem regras implícitas e aqueles institucionalizados por regras mais adequadas, colocando um limite para que o seu ensino não se esgote em apenas gestos técnicos, mais não significando sua retirada das aulas de educação física na escola, pois se acredita que para o aluno dizer que possui o conhecimento de determinados jogos que foram esportivizados não e suficiente para que ele domine seus gestos técnicos. (Coletivo de Autores, 1992). A pedagogia crítico-superadora de Kunz, visa uma transformação político-pedagógica do esporte na escola e propõe um ensino centrado; na experimentação, ou seja, manipulação direta da realidade pelo simples fato de contemplar suas capacidades, partindo do que o aluno já possua de cultura popular; aprendizagem tendo em vista a realização de movimentos a serem aprendidos e que ainda não foram usados, propondo e executando situações/vivências que possibilitam esta compreensão; e criação ou invenção de jogos e movimentos com sentido para o uso na situação de jogo especifica, para aproximação da realidade. HISTÓRIA DO BASQUETEBOL
Em