Enfoque Gerencial
Pesquisa Operacional
Modelagem de Problemas Gerenciais
nomes
Betim, 2014.
O Enfoque Gerencial da Pesquisa Operacional
Os gerentes têm visto o enfoque Clássico e o Atual como os mais viáveis na aplicação prática da gestão empresarial.
O enfoque Clássico deriva-se do conceito quantitativo da Pesquisa Operacional, utilizam-se técnicas de modelagem a problemas de decisão e soluciona modelos adquiridos por utilização de métodos estatísticos e matemáticos, procurando sempre uma ótima solução de forma sistemática. Mas as soluções ótimas nem sempre são as mais adequadas nas situações práticas porque tem pouca flexibilidade.
O enfoque Atual parte do conceito qualitativo da Pesquisa Operacional, utiliza-se mais no diagnóstico do problema. É fundamental a sensibilidade para descobrir o problema correto, analisando as informações imprescindíveis para a decisão e quais os instrumentos necessários. Tende espírito crítico sem prejudicar os resultados. Neste enfoque as informações só têm valor em uma situação específica tomando uma decisão reduzindo o grau de incerteza.
Um estudo de Pesquisa Operacional é praticamente criar um modelo de um sistema real que é um conjunto complexo de variáveis. O sistema real reduzido é o núcleo do sistema existente que dita o comportamento do sistema e pode ser modelado em caso de análise através de uma estrutura simplificada. É um meio de analisar e compreender o comportamento de determinada situação objetivando um melhor desempenho.
A Pesquisa Operacional tem fases de um estudo, a primeira fase, Definição do Problema, está baseada em três aspectos:
Descrição exata dos objetos do estudo;
Identificação das alternativas de decisão existentes;
Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.