enfermgem
FITOTERAPIA - A Utilidade das Plantas Medicinais.
As plantas medicinais são muito utilizadas popularmente no Brasil. Quem nunca tomou aquele chazinho que a avó fazia? Nosso país possui uma das maiores diversidades de flora do mundo, temos milhões de espécies de plantas, uma boa parte com usos medicinais sendo a grande maioria ainda não estudadas.
Nossos índios usam até hoje dessa medicina natural, os povos que vieram da Europa, África, ou qualquer outra parte da Terra também usam Fitoterapia. Hoje em dia a maior parte dos medicamentos vieram a partir de estudos com plantas medicinais, depois essas plantas tiveram sua composição estudada, seus princípios ativos isolados e depois de um monte de pesquisas e testes nasce um medicamento que chamamos de “alopático”.
Esses medicamentos alopáticos são muito eficientes, pois geralmente são “monodrogas”, ou seja, medicamentos que tem apenas uma substância principal concentrada na composição. Então se eles são tão eficientes porque usar plantas medicinais?
As plantas possuem centenas de substancias misturadas em sua composição, e a ação delas em conjunto é que faz o efeito do medicamento, a questão é que quanto maior a dosagem de uma única substancia maior é o impacto que causa na bioquímica do corpo, assim maior é o efeito colateral. Desta forma esse conjunto de substancias das plantas medicinais, geralmente com dosagens bem baixas de cada substancia, acaba sendo muito menos abrasivo para nossa saúde podendo ser usada de forma segura para muito problemas de saúde rotineiros. Entretanto a fitoterapia deve ser racional, usada com cuidado, principalmente por causa da confusão entre os nomes das plantas medicinais e dosagens. Por exemplo, todos conhecem uma planta chamada Erva Cidreira?
Em diferentes lugares do país podemos enumerar pelo menos 4 plantas completamente diferentes chamada dessa forma, uma delas é até imprópria para consumo. O mesmo se repete com o Boldo e dezenas de