enfermeiro
No período pós-operatório imediato o paciente deve ficar na sala de recuperação anestésica, quando bem acordado retorna para o quarto. Após uma gastrectomia subtotal, a dieta é iniciada por boca no 3º dia após a cirurgia, se o intestino estiver funcionando. No caso de uma gastrectomia total, entre o 7º e 10º dia. Se uma sonda nasoenteral tiver sido introduzida, a alimentação pela sonda é iniciada no 2º dia após a cirurgia. Inicialmente o paciente começa ingerindo alimentos líquidos, progredindo para alimentos pastosos e sólidos. Antes do início da dieta é realizado um exame onde o paciente ingere um contraste para verificação de possíveis vazamentos. Os drenos são retirados no dia da alta, se dosagem de amilase no líquido drenado for normal. - Tempo médio de internação:
O tempo médio de internação varia de 5 a 7dias nos casos de gastrectomia subtotal e de 7 a 10 dias nos casos de gastrectomia total. - Complicações mais freqüentes:
1. Clínicas (trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar);
2. Cirúrgicas (sangramento, pancreatite aguda / fístula pancreática, vazamento na anastomose gastrojejunal (emenda feita entre o estômago e o jejuno), vazamento do coto duodenal (o duodeno é fechado na sua parte proximal, nesta cirurgia), dumping (esvaziamento gástrico rápido, provocando diarréia). - Alterações no estilo de vida:
Devido à perda da capacidade de armazenamento do estômago, a quantidade de alimentos que o paciente é capaz de ingerir não é mais a mesma. Geralmente é necessária uma adaptação do hábito alimentar, onde menores porções de comida são ingeridas mais freqüentemente. A perda de peso é freqüente. O dumping melhora com o tempo."
- See more at: http://institutodecirurgia.com.br/cirurgias/930/gastrectomia-parcial-e-total#sthash.U2X2CwHV.dpuf
Definição
A gastrectomia total é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia.