enfermeiro
Campus VI Poeta Pinto do Monteiro
Curso licenciatura plena em matemática
Componente curricular Metodologia cientifica
UM ESTUDO DA MATEMÁTICA DE FEIRA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO/PB
Monteiro-PB
Junho de 2012
Wagner Batista de Souza Filho
Victor Emanuel Fernandes de Freitas
Pré-projeto de pesquisa apresentado na Universidade Estadual da Paraíba no campus VI Poeta Pinto do Monteiro, Centro de Ciências Humanas e Exatas em Monteiro-PB como requisito de conclusão de período em Metodologia Cientifica.
Monteiro-PB
Junho de 2012
1. Introdução
Este trabalho consiste em apresentar a pesquisa que busca tratar sobre as relações entre feira livre e matemática na cidade de Monteiro-PB, Para tanto, tem como propósito a compreensão dos distintos contextos vividos pelos sujeitos que é fundamental para verificar a relação/aproximação existente entre a feira livre e a matemática.
A proposta de levantar situações decorrentes do cotidiano do feirante situa nas relações comerciais presentes na venda e compra de frutas e verduras em uma feira livre. A investigação poderá oportunizar a reflexão sobre meios facilitadores da aprendizagem matemática de uma forma mais significativa para a formação do indivíduo, buscando distanciar da concepção de um ensino escolar simplesmente voltado para os livros didáticos, estabelecidos dentro de matrizes curriculares que não levam em consideração os conhecimentos prévios e os adquiridos no seu cotidiano.
Portanto, propõe-se nessa pesquisa compreender a relação/aproximação entre a matemática e a feira livre. Para tanto, cabe investigar as mais variadas formas do uso de conhecimentos, identificados como matemática, no cotidiano dos feirantes.
2. Problematização
Existe varias