enfermeiro especilista em urgencia e emergencia
Os três principais características patológicas da AR são:
1) Serosite a - Sinovite das articulações, bainhas dos tendões e bursas b - Serosite da pleura e do pericárdio
2) Nódulos subcutâneos
3) Vasculites
As alterações patológicas precoces da articulação na AR são:
Dano microvascular associado com a angiogênese e proliferação de células da membrana sinovial. Os eventos iniciais associados a danos celulares das células endoteliais incluem a atividade fagocitária de células sinoviais, mononucleres e polimorfonucleares.
Infiltração da sinóvia por linfócitos e células plasmáticas, ingurgitação venosa, edema e obstrução capilar.
A membrana sinovial aumenta sua espessura pela proliferação de células sinoviais, se encontra edemaciada, com infiltração de células limfplasmocitárias que em fases posteriores da doença podem ser verdadeiros nódulos linfáticos com centros germinativos no estroma subsinovial. A maioria dos linfócitos corresponde aos linfócitos T. Há também muitas células plasmáticas que produzem localmente Ig e FR do tipo IgG. Estas IgGs de sintese local podem associar-se ou reagir com os componentes do colágeno, frações de cartilagem derivadas de fibrina, IgG, ou com ácidos nucléicos. Como resultado formam complexos imunes (CI), o que desencadeia a cascata do complemento no espaço extracelular da articulação como o líquido sinovial. No líquido sinovial da AR o Complemento se encontra diminuído e se produz fagocitose dos complexos imunes e polimorfonucleares com.
Esse processo inflamatório danifica a membrana sinovial, cartilagem, ossos, ligamentos e tendões.
As enzimas colagenases derivadas de polimorfonucleares e células sinoviais reumatóides contribuem para a destruição a liberação de enzimas proteolíticas, radicais de oxigênio e metabólitos do ácido araquidônico do tecido.
A