Enfermagem
Prescrição e adequação em hemodiálise
* Prescrição e adequação em Hemodiálise
“A prescrição da hemodiálise é individualizada com o objetivo de adequar este tratamento à melhoria no quadro clínico e qualidade de vida dos pacientes”.
Essa adequação está relacionada à quantificação do processo, ou seja, a determinação da dose de diálise ofertada aos pacientes renais crônicos.
A dose de hemodiálise é pré-determinada de acordo com fatores relacionados ao processo hemodialítico. * Fluxo sanguíneo; * Fluxo dialítico; * Tempo da sessão; * Dialisador; * K.T/V desejado; * Superfície corporal; etc.
A instalação do paciente na hemodiálise é um ponto crítico desse processo, a equipe de enfermagem deve estar atenta para prevenir complicações relacionadas a esse tempo, para isso é fundamental que o cuidado esteja a luz do conhecimento científico, que os procedimentos operacionais estejam escritos, disseminados e toda equipe treinada para garantir segurança e qualidade no atendimento.
O serviço de Enfermagem na instalação do paciente deve: * Orientar e supervisionar a higienização do acesso vascular definitivo (fístula arteriovenosa - FAV); * Pesar o paciente; * Verificar a pressão arterial; * Verificar o nome completo do paciente no dialisador; * Certificar-se que o teste de resíduo do agente químico empregado na desinfecção do mesmo foi realizado e apresentou resultado negativo; * Programar na máquina a prescrição da hemodiálise (tempo da sessão, dose da anticoagulação, fluxo sanguíneo, fluxo dialítico, peso seco, objetivo de ultrafiltração); * Avaliar sinais de infecção ou de aneurisma na FAV; * Em pacientes com uso de cateter observar no óstio se há presença de secreção e/ou hiperemia;
OBS: Higienizar as mãos e utilizar EPI’s.
Durante a HD: deve-se controlar a pressão arterial, manter a anticoagulação do sistema e monitorar a sessão dialítica para prevenir complicações.
Após