Enfermagem
A estação de tratamento de esgoto (ETE) é o local aonde chega à água com suas características naturais alteradas (esgoto), para ser tratada e devolvida para a natureza. Esse processo ocorre a partir de um ciclo, o esgoto é produzido nas residências, coletado pelos canos ligados a casa que transportam o mesmo para as elevações que de lá é bombeado para o ETE onde é tratado para que seja devolvido ao meio ambiente para que volte a produção.
Existem quatro tipos de tratamentos para o esgoto, são eles: Lodo ativado: processo biológico onde o esgoto afluente, na presença de oxigênio dissolvido, agitação mecânica e pelo crescimento e atuação de microorganismos específicos, forma flocos denominados lodo ativado ou lodo biológico. Reator UASB: É um reator anaeróbico de fluxo ascendente. O reator UASB potencializa a degradação da matéria orgânica. O tempo de detenção hidráulica é de 4 a 8 horas. É utilizado para vazões menores e associado a outros tratamentos garantindo eficiência. Lagoa de estabilização: Processo simples e natural para tratar esgotos domésticos, as lagoas são indicadas para as condições brasileiras devido ao clima favorável, suficiente disponibilidade de área, à operação simples e à utilização de poucos equipamentos. Sistema Fossa-Filtro Anaeróbio: O sistema de tratamento de esgoto sanitário é constituído por uma Fossa Séptica, seguida de Filtro Anaeróbio. Indicado para residências ou instalações localizadas em áreas desprovidas de rede de coleta.
Na região da grande Vitória o esgoto e tratado em quatro estações, a ETE de Araçás que trata todo o esgoto de Vila Velha, a ETE de Mulembá que abrange toda Vitória, a ETE Bandeirantes que esta localizada em Cariacica e a ETE Aeroporto que está localizada em Guarapari.
O tratamento mais utilizado nas estações da grande vitoria é o Lodo Ativado que é dividido em três fases, preliminar, biológica e decantação final. A preliminar tem como objetivos a retenção e remoção de resíduos sólidos, a