Enfermagem
Estudo completo do sistema cardíaco
Rodrigo Duarte Dias
Riachuelo
Politécnico
Noção de Anatomia e Fisiologia
Para melhor compreender de uma maneira global o sistema circulatório, coloca-se num extremo o coração, em uma visão global do sistema circulatório, observa-se o coração com uma bomba, que bombeia o sangue por um sistema de microcirculação, onde ocorrem trocas metabólicas.
O coração, principal estrutura do miocárdio médio e dividido em duas parte ( Direita e esquerda) por um septo longitudinal, orientado obliquamente. Cada metade consiste em duas câmaras, os átrios , que recebem sangue venoso e em outra, os ventrículos que impulsionam o sangue para o interior das artérias.
O lado direito do coração recebe o sangue venoso por intermédio das veia cavas (superiores e inferiores) que se conectam ao átrio direito. Daí o sangue flui para o ventrículo direito passando pela valva tricúspide. O sangue impulsionado pela contração do ventrículo direito ultrapassa a valva pulmonar, chegando a artéria pulmonar, que distribui o sangue por toda rede vascular do pulmão, onde será oxigenado (Hematose).
Retorna ao lado esquerdo do coração pelas veis pulmonares que desaguam do átrio esquerdo. Desta camará dirigi-se para o ventrículo esquerdo, passando pela valva mitral e por fim ao chegar ao ventrículo esquerdo e novamente impulsionado, passando pela valva aórtica e atingindo a artéria aorta, onde se da início a circulação sistêmica.
O coração é constituído de três camadas (Epicárdio, o miocárdio e o endocárdio).
O Epicádio também conhecido como o pericárdio visceral tem uma superfície mesotomia e uma camada serosa de tecido conjuntivo. As artérias coronarianas, responsáveis pela irrigação do coração, caminhão pelo epicárdio antes de atingir o miocárdio. O pericárdio parenteral é uma formação fibrosa, resistente e pouca elástica, mas com a capacidade de se distender lentamente e gradualmente. O miocárdio apresenta como principal