A moda explica
"A Moda", volume da coleção Folha Explica, apresenta o universo da alta-costura, do prêt-à-porter ao streetwear, explicando o funcionamento das engrenagens do Planeta Fashion --Paris, Milão, Londres e Nova York. | | |
O livro, cujo primeiro capítulo está disponível abaixo, analisa a cadeia têxtil e o ponto de partida das tendências, além de esclarecer os principais conceitos e correntes no estudo da moda. Assinada por Erika Palomino, a obra inclui um histórico sobre a moda brasileira e serve como paradidático para os cursos de moda.
-Leia resenha "Livro expõe engrenagem do sistema e explica conceitos", de Costanza Pascolato, publicada à época do lançamento do livro.
-Veja texto "Folha explica moda e estilo", também publicado à época do lançamento do livro.
"Folha Explica" é uma série de livros breves, editados pelaPublifolha, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Cada um resume, em linguagem acessível, o que de mais importante se sabe hoje sobre determinado assunto.
*
Veja a introdução do "Folha Explica a Moda":
Ao longo dos anos 90, a moda entrou na pauta da sociedade brasileira. Passou-se a conhecer o nome das principais modelos, estilistas começaram a aparecer em programas de TV, desfiles entraram ao vivo nos noticiários da noite e chegaram às primeiras páginas de jornais.
Tudo andou tão rápido que é como se tivesse sido sempre assim. Quem está envolvido com moda mal consegue lembrar-se de quando as coisas eram diferentes. Ficou comum dizer, em tom de alegria: a moda entrou na moda. A frase virou máxima e, até o final da década, foi repetida no país tanto por quem era do meio quanto pelo público em geral. O que também nos faz pensar: então houve um tempo em que a moda esteve "fora de moda"?
O conceito de "estar na moda" se auto-explica e confunde. Tratar de moda implica lidar com elementos os mais complexos, especialmente quando combinados. Entrando