História do pensamento geografico
O2. Discorra sobre as contribuições dos fenícios dos gregos e dos árabes na estruturação dos fundamentos do conhecimento geográfico
O3. Relacione
Modernidade, Razão e Geografia
1 e 2
- A geografia surgiu da filosofia e ainda não tinha fundamentos científicos os trabalhos apresentados pelos gregos. Os gregos foram o primeiro cultura a explorar a geografia como ciência e filosofia e os seus maiores contribuintes foram Tales de Mileto , Heródoto ,Eratostenes, Hiparco , Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.
A cartografia feita pelos romanos também foi um dos marcos pois exploravam novas terras e o périplo era um deles pois registrava os portos e escala geográficas e as distancias aproximadas entre eles.
Já durante a idade media árabes como Edrisi, Ibn Battuta e Ibn Khaldun aprofundaram e mantiveram os antigos conhecimento gregos com as viagens de Marco polo espalharam na Europa o interesse pela Geografia.
Os fenícios foram os criadores do alfabeto e desenvolveram a escrita fonética
,
3 - A geografia é uma ciência que mudou por diversos períodos o seu objetivo de estudo ora sendo estritamente naturalista ora sendo extremamente humana em outros momentos unido o homem á natureza. Contudo foi num período da historia de epistemologia da ciência geográfica que ocorreram maiores e sérios conflitos metodológicos e fenomenológico a cerca do objeto de estudos dos geógrafos. Esse período ficou conhecido como modernidade a principal proposta da modernidade seria a valorização dispensada ás inovações tecnológicas onde o saber seria a interface das discussões além de uma importância á ciência do racionalismo negado a subjetividade humana, ou seja, a razão estaria em primeiro lugar dispensado o emocional do homem, a oposição entre o novo e o tradicional, esse foi o maior embate dos