enfermagem
revistas.ojs.es/índex.php/letrando
COMO LIDAR COM O PROCESSO DA MORTE E DO MORRER NA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE?
Thiago da Silva*
* Graduando em Enfermagem (Bacharelado) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
E-mail: thiago_eeaj@hotmail.com
Resumo: A morte é um processo que inevitavelmente participa da vida humana. Cada ser humano apresenta diferentes reações nos momentos em que ela se manifesta, e os profissionais da saúde, principalmente, os enfermeiros, que vivenciam no cotidiano de suas atividades a iminência e a experiência da morte de pacientes sob seus cuidados, é preciso desenvolver modos de lidar com essa realidade. Desse modo, este artigo aborda a relação com a morte e o morrer na assistência em saúde, tendo em vista a necessidade de promover a qualidade de vida e fornecer apoio psicológico aos familiares.
Palavras-chave: Morte; Morrer; Enfermeiro; Assistência em saúde.
Resumen: La muerte es un proceso que inevitablemente participa de la vida humana. Todo ser humano tiene diferentes reacciones en los momentos en que ella se manifiesta, y para los profesionales de la salud, sobre todo enfermeros, que vivencian en sus actividades cotidianas la inminencia y la experiencia de la muerte y de lo morir de los pacientes bajo su cuidado, es necesario desarrollar modos de tratar esta realidad. Por lo tanto, este artículo aborda la relación con la muerte y lo morir en el cuidado de la salud, teniendo en cuenta la necesidad de promover la calidad de vida y ofrecer apoyo psicológico a la familia.
Palabras clave: Muerte; Morir; Enfermero; Cuidado de la salud.
Em determinado momento de nossas vidas, seja na juventude ou mais tardiamente, iremos nos deparar com o processo da morte e do morrer. Trata-se de um momento que exige de nós uma reação. Para os profissionais da área de saúde, principalmente os enfermeiros, essa reação tem que ser centrada na compreensão do processo para que ele possa