CULTO AO CORPO identidades e estilo
Ana Lúcia de Castro.1
Palavras chaves: corpo, consumo, sociabilidade, identidade.
Resumo
O trabalho analisa o culto ao corpo como uma das dimensões dos estilos de vida, construídos através do consumo, nas sociedades contemporâneas. Partindo de pesquisa de campo envolvendo freqüentadores de diferentes modalidades de atividade física, em quatro academias de ginástica da cidade de São Paulo, percebe-se o corpo como lócus comunicacional e, os cuidados a ele dispendidos, como propiciadores de segurança e auto-estima aos indivíduos, garantindo o sentimento de pertença a um grupo. Neste sentido, busca-se compreender os cuidados com a forma, volume e apresentação dos corpos como estratégia de distinção social e (re)definição de identidade no variado leque de possibilidades colocado aos indivíduos no interior da complexidade que marca o mundo contemporâneo.
Palavras-chaves: identidade, sociabilidade, distinção social, culto ao corpo, consumo cultural.
1
Doutora em Ciências Sociais, pelo IFCH/UNICAMP, área de cultura e política. Publicou, entre outros, Culto ao corpo e sociedade:mídia, estilos de vida e cultura de consumo, pela Editora
AnnaBlume.
1
Abstract: This article analyses the cult of the body as of the life styles dimensions, built throug consume in contemporary societes. From field research involving different fitness in four fitness academias in São Paulo city, it´s possible to realize the body as a comuicational locus and cares providing security and self-estime to individuals. This search is to understand cares with body presentation as a strategy of social distinction and identity (re)definition in a range of possiblities offerece to people inside of the complexity wich distinguish contemporary world.
Key Words: identity, sociability, social distinction, fitness, consumer culture.
Porquê a preocupação com a corporeidade, sua imagem e forma de apresentação cada vez
ocupam