enfermagem
38
O ENFERMEIRO(A) DA PÓS- MODERNIDADE
NELLI, Eunice Maria Zangari1
KURAMOTO, Jaqueline Bergara2
Resumo: Este artigo, de caráter reflexivo, tem como objetivo chamar a atenção para os desafios na educação e formação dos profissionais de Enfermagem do século XXI, com base e conceitos de Schön, Tacla e Contreras, propõe novas perspectivas para repensar e reinventar o ensino da Enfermagem. Tem como ponto de partida reflexões que advêm de seus componentes históricos e científicos estendendo-se a um perfil profissional inserido na pós-modernidade.
Palavra Chave: Enfermagem – Educação – Tecnologia - Racionalidade.
Abstract: This article has a reflective nature, aims to draw attention to the challenges in education and training of nursing in the XXI century, based on concepts and Schön,
Tacla and Contreras, offers new perspectives to rethink and reinvent the teaching of nursing . Its starting point reflections that come from their historical and scientific components spanning a professional profile inserted in post-modernity.
Keywords: Nursing – Education – Technology - Rationality
INTRODUÇÃO
As diferentes concepções de saúde-doença como o modelo assistencial das práticas de enfermagem são históricas e culturais e com isso ainda permanece influenciando fortemente a formação e o perfil profissional do enfermeiro inclusive até os dias atuais.
Desse modo, esse artigo discute a perspectiva para o ensino de graduação de enfermagem traçando uma breve retrospectiva histórica do enfermeiro e os desafios para a educação e formação de um profissional pós-modernidade, visando uma sintonia com dimensões locais, regionais e nacionais, em consonância com os desafios globais e os avanços tecnológicos que tanto tem influenciado o fazer e o pensar dos profissionais da saúde, e por conseqüência a enfermagem.
SABER ACADÊMICO - n º 10 - Dez. 2010/ ISSN 1980-5950
REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP
39
O PAPEL DO