Enfermagem
É utilizado para dar o aporte de oxigênio ao paciente, através de máscara, cateter ou cânula nasal, entubação, fazer nebulização, etc.
Rede de ar comprimido:
O uso do ar comprimido em hospitais é amplo e se dá, entre outras maneiras, no transporte de substâncias medicamentosas para pacientes por via respiratória, nebulização, como fração gasosa na ventilação mecânica, na movimentação dos equipamentos, como agente de secagem e limpeza, como fonte de vácuo do princípio do venturi etc.
Oxigênio (O2)
É um gás inodoro, insípido, e ocupa aproximadamente 20% do volume da atmosfera. O oxigênio não é inflamável, mas é um poderoso oxidante, causando queima vigorosa em materiais combustíveis. Tem diversas aplicações em sistemas de manutenção da vida, como nos casos de sufocamento e ataque cardíaco, em anestesia, no tratamento de problemas respiratórios, intoxicação por monóxido de carbono, gangrena gasosa e outras afecções. É fornecido em cilindros, com pressão entre 120 e 190 kgf/cm², na forma gasosa. Pode também se apresentar na forma líquida, para altos consumos.
Ar comprimido Ar Cinza claro/amarelo
Oxigênio O2
Óxido nitroso N2
Dióxido de Carbono CO2
Nitrogênio N2
Óxido Nitroso Medicinal comercializado pela UNIDOX é utilizado como Agente Anestésico, sua ação induz a um leve nível anestésico e potencializa a ação de outros agentes anestésicos. Neste caso a grande vantagem com relação a outros gases é a ausência de toxidade e redução em até 60% do consumo de outros agentes anestésicos envolvidos, o que representa segurança e economia. Outra importante aplicação do N2O na área medicinal é a criocirurgia.
Dióxido de carbono
Cerca de uma vez e meia mais pesado que o ar, o dióxido de carbono é um gás não-inflamável, fornecido em cilindros com pressões próximas de 60 kgf/cm². É utilizado em estimulação respiratória, para promover respiração profunda e também para produzir atmosfera anaeróbia em pesquisas clínicas e em