enfermagem
Billroth
Existem dois tipos de operação de Billroth: a
Billroth I, em que se efetua a gastrectomia parcial com anastomose gastroduodenal termino-terminal; e a Billroth II, em que se realiza a gastrectomia parcial com encerramento do coto duodenal seguido de anastomose gastrojejunal.
Billroth I
É a recessão de uma porção doente do estômago através de uma incisão abdominal paramediana direita ou mediana e estabelecimento de uma anastomose entre o estômago e o duodeno. É realizada para remoção de uma lesão benigna ou maligna localizada no piloro ou metade superior do estômago.
Billroth II
É uma recessão da porção distal do estômago através de uma incisão abdominal e estabelecimento de uma anastomose entre o estômago e o jejuno.
Essa manobra é realizada para remover uma lesão benigna ou maligna no estômago ou duodeno.
A técnica e suas modificações podem ser escolhidas porque o volume de suco gástrico ácido será reduzido, e a anastomose pode ser feita ao longo da grande curvatura ou em qualquer ponto ao longo do coto gástrico. O estômago esvazia-se mais rapidamente por causa da abertura maior, permanecendo uma quantidade limitada de restos do suco gástrico. Cuidados de Enfermagem
O enfermeiro toma conhecimentos da programação da cirurgia, identifica as necessidades do doente e planeia os seus cuidados. • Reduzir a angústia e ansiedades sobre a cirurgia eminentes e suas implicações; •
Encorajar o paciente a expressar os seus sentimentos e responder às suas perguntas;
•
Explicar o procedimento cirúrgico e prepará-lo para a situação com que se vai deparar após a operação;
• Avaliar o paciente quanto às complicações secundárias à intervenção cirúrgica, como hemorragia, infecção, distenção abdominal, atelectasia ou comprometimento do estado nutricional.
Diagnostico e Enfermagem
Com base nos dados do histórico, os diagnósticos de enfermagem do cliente/paciente podem