ENFERMAGEM
Os casos extra-pulmonares (fora do pulmão), com exceção dos pacientes com a imunidade comprometida, ocorrem geralmente devido a uma reativação da doença e não por um infecção primária. A tuberculose pode causar meningites, infecções renais, hepática, da glândula supra-renal, pleural e óssea.
A história da tuberculose, uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, remonta mais de 20.000 anos atrás. Embora seja aceito que o microrganismo causador da enfermidade tenha se originado de outros organismos mais primitivos do mesmo gênero Mycobacterium. Acredita-se que em algum momento de sua evolução, algumas espécies de bactérias se tornaram capazes de invadir hospedeiros animais. Isso possivelmente ocorreu com a primeira espécie Mycobacterium bovis, que é considerado pela maioria dos especialistas como a mais antiga das espécies que compõem o complexo Mycobacterium tuberculosis. O M. bovis finalmente passou para o ser humano em um momento que coincidiu com a domesticação de animais.
FORMAS DE CONTAMINAÇAO :
A transmissão ocorre através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.
• Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença.
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade.
• Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se tornam infectadas.
• A probabilidade que a TB seja transmitida depende de alguns fatores:
Da contagiosidade do caso índice (doente bacilífero fonte da infecção);
Do tipo de ambiente onde a exposição ocorreu;
Da duração da exposição.
Quando as gotículas inaladas, contendo os bacilos de Koch atingem os alvéolos, a