enfermagem
Paciente RCS, mestiça, 1 ano de idade, apresentando um quadro de desnutrição, diarreia com esteatorréia, dor abdominal, anorexia e perda de peso.
Mãe leva a criança para a consulta com um pediatra em um Posto de Saúde do PSF. Relatou morar em uma casa de taipa, com 3 cômodos, na periferia de Sobral, com 10 ocupantes, casa sem banheiro, piso de terra, sem tratamento dos dejetos, alimentos expostos, o lixo é jogado a céu aberto, sem esgoto. A água para consumo era obtida de um poço próximo a sua casa. Condições socioeconômicas: renda familiar menos de 1 salário mínimo, alimentação deficiente.
1) Nessas condições quais seriam as possíveis causas para o quadro clínico apresentado pela criança. Infecção por patógenos provenientes do não tratamento de dejetos e esgoto (saneamento básico inexistente), além da contaminação pela água não tratada (coliformes fecais, protozoários, etc)
2) Explique porque é alta a incidência de infecção por Giardia lamblia em crianças até 3 anos? É nessa faixa de idade que a criança, além do leite materno começa a receber outro tipo de alimento, ela apresenta maior contato com o solo e isso desencadeia um aumento dessa transmissão fecal-oral. Contudo, quando as condições de higiene são precárias esse quadro se agrava.
3) Qual a relação entre a presença de moscas e baratas na transmissão de giardíase? Os cistos maduros presentes nos alimentos contaminados por moscas e baratas que carreiam estes cistos ao entrarem em contato com estes alimentos.
4) Como a carência nutricional poderá influir na prevalência dessa doença? A esteatorréia crônica pode levar a desnutrição pela deficiência e perda das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), vitamina B12 e ácido fólico, ácidos graxos e proteínas. Com isso, um paciente que já é desnutrido, ou seja, já lhe falta nutrientes , piora seu quadro de desnutrição por essa síndrome de má absorção e pela própria fisiopatologia da doença no que se refere à esfoliação desses nutrientes.
5) Qual a