Enfermagem
FACULDADE DE ENFERMAGEM
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM
IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
Rondonópolis
2014/2
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM
IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO
Rondonópolis
2014/02
1. INTRODUÇÃO
O leite materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do RN é importante para receber os nutrientes necessários e os anticorpos através do leite materno. Muitas doenças podem ser prevenidas através da amamentação. Percebe-se que a cada dia as mães têm dificuldade em amamentar os seus filhos devidos falta de incentivo por parte de familiares, mas também pela ausência de uma política governamental apropriada, por outro lado, muitas vezes os empregadores não observam a legislação em vigor que ampara a mãe no período da amamentação.
Sendo assim, pesquisas revelam que as mulheres encontram dificuldades em conciliar a amamentação e o trabalho como é destacado por Silva; Davim (2012, p. 1):
Na literatura pertinente encontraram-se referências de que as mulheres consideram o trabalho e continuação do AM como práticas incompatíveis. Aliado a esse fator a falta de informação quanto aos direitos e deveres após retorno ao trabalho, carência de suporte oferecido pela empresa, influência familiar, falta de acompanhamento e apoio dos profissionais da saúde quanto às questões relativas à amamentação e trabalho contribuem para o desmame precoce.
É possível que muitas mulheres não conheçam ou não se a tenta incorreta importância da amamentação nos primeiros meses de vida do RN. Ainda cabe ressaltar que há certo tabu que remete a idéia de que a amamentação compromete a estética da mulher. Casos como esses, possivelmente, influenciam para que muitas mães deixem de amamentar seus filhos.
Diante dessa realidade convém ressaltar que:
Crianças menores de seis meses que não são