Enfermagem
Independente do uso da alta tecnologia, cabe ao enfermeiro manter este presença humanizada e, diríamos ainda, carinhosa junto aos doentes. Exige-se em esforço diário para afastar das UTI's a atmosfera fria e triste e mostrar ao doente e à família que é possível, ainda que diante da dor e do sofrimento, manter a esperança, pois nós estaremos sempre ali para auxiliar no alívio da dor e na compreensão dos mecanismos que a rodeiam.
É importante ressaltar que nossa posição, embora não contrária à utilização da tecnologia no processo diagnóstico-terapêutico, está de acordo com aqueles que adotam uma postura crítica e reflexiva diante da mesma, visto que, ao nosso ver, é necessária uma avaliação de suas limitações, benefícios e uma adequação às necessidades dos usuários como um todo.
Concordamos com vários pesquisadores da área quando apontam a necessidade de supervisionar e controlar o uso da tecnologia na área da saúde, buscando racionalizar a aquisição e a incorporação de novas tecnologias. É importante, portanto, salientar que o avanço tecnológico na área da saúde é uma grande conquista, mas seria melhor associar este tecnologia à humanização com vistas a obter resultados mais satisfatórios em relação ao bem-estar dos clientes.
A tecnologia como expressão do avanço da ciência tem acompanhado a evolução da história da humanidade mostrando-se cada vez mais extraordinária e abrangente, se fazendo presente em diversas áreas do conhecimento. Mas, em virtude de sua rápida evolução e de seu constante aprimoramento, tem sido difícil acompanhar o ritmo das mudanças, adequando-se a estas na mesma proporção. Considerando essas questões é que, da mesma forma como aceitamos algumas tecnologias já incorporadas ao nosso cotidiano, sem as quais não