teoria do desenvolvimento
Nesta disciplina, veremos que, para lidar com esses desafios, é necessário buscar diferenciais competitivos que consigam conduzir às máximas performances operacionais e financeiras de negócios.
Uma boa sugestão é acompanhar os indicadores das principais bolsas de valores do mundo que apresentam as atuais empresas líderes de mercado – como, por exemplo, as de tecnologia e de serviços. Em função da velocidade de crescimento de mercado dessa área, tais organizações, cuja operação ocorre através de plataformas virtuais, passaram a faturar bastante, ganhando destaque em seu ramo de atuação.
Sendo assim, esta disciplina tem como objetivos:
Reconhecer a contribuição do intraempreendedorismo para a melhoria da atuação organizacional;
Identificar a importância da adoção de códigos de ética por parte das empresas;
Definir o clima organizacional como ferramenta disponível ao administrador para a maximização de desempenhos nos processos administrativos das empresas.
Aula 1: Gestão do conhecimento
Nesta aula, identificaremos a importância da Gestão do Conhecimento para o aumento e a sustentação da competitividade das empresas. Para isso, definiremos o conceito de conhecimento, entendendo o motivo pelo qual o denominamos ativo intangível: aquele que contribui fortemente para a lucratividade das organizações. Por fim, verificaremos a forte correlação entre inovação – patentes – e competitividade.
Aula 2: Intraempreendedor
Nesta aula, saberemos como o intraempreendedorismo contribui para melhorar o desempenho organizacional, gerando diferenciais competitivos e favorecendo o ambiente de negócios. De início, diferenciaremos empreendedor de intraempreendedor e entenderemos por que as empresas buscam cada vez mais profissionais com esse tipo de perfil. Em seguida, veremos que cada exercício de poder é capaz de