enfermagem
A glicose é indispensável para a respiração por liberar energia com sua quebra, processo chamado de glicolise que ocorre no hialoplasma. A glicose se converte em acido pirúvico após sua quebra.
2- Relate a participação dos lipídios na respiração celular e como são degradados.
3- Quais são as estruturas que constituem funcionalmente a mitocôndria?
As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas – as cristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela.
A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.
9- a) Na intérfase, os segmentos de cromatina se mostram espiralizados.
b) heterocromatina= cromatina condensada / eucromatina = cromatina descondensada
c) constam proteínas, DNA e RNA (este último em menor quantidade). As proteínas são de duas classes: (1) proteínas básicas, chamadas histonas; e (2) proteínas ácidas, chamadas de proteínas cromossômicas não-histônicas.
10- a) trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr b) O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese protéica(ou de proteina) da célula. 11- Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genética relativa à espécie.. estes processos podem levar à formação dos esporos ou gametas, que darão origem ao novo indivíduo, ou ao crescimento do indivíduo desde o zigoto até ao indivíduo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células