enfermagem
A comunicação humana se dá através de inúmeros códigos verbais e não verbais. Esses códigos vão sendo construídos na trama social e ao longo da vida da pessoa vão sendo absorvidos. Sobre esses códigos é falso dizer que:
a.
Observando esses códigos conseguimos identificar o pertencimento ou o não pertencimento a um grupo social.
b.
Nossa sociedade é marcada pela coexistência de diferentes códigos e discursos culturais.
c.
Os códigos culturais surgem a partir de diferentes origens, de funcionamento diversos que podem resultar em códigos miscigenados.
d.
O encontro de códigos culturais diferentes podem gerar tensões, conflitos, fusões, exclusões.
e.
Entre as grandes vantagens do mundo globalizado está a desvalorização e a erradicação dos códigos culturais das sociedades menos desenvolvidas. .
0,2 pontos
Pergunta 2
No processo que marca a estruturação social contemporânea, a crescente “formatação” do homem em indivíduo foi acompanhada pela primazia do corpo, que se prestou cada vez mais para o trabalho e para a produção. O corpo é simultaneamente o construtor e o construto dessa individualidade. As roupas, os adereços, os cuidados tentam garantir a individualidade e a unicidade, e, simultaneamente, garantir o pertencimento social e afetivo. Pensando nisso, observe as seguintes afirmações:
I. A saúde representa tema central na contemporaneidade. Nessa perspectiva a morte deixa de ser interpretada como um evento da vida e torna-se assustadora já que representa o desaparecimento da individualidade.
II. A sociedade de “indivíduos” se pauta pela valorização da acumulação e pelo adiamento do prazer; nessa lógica a presença da morte assusta e vulnerabiliza porque põem em cheque os paradigmas da sociedade do capital, entre eles a acumulação de capital.
III. O sonho materialista de crescimento e progresso perde o sentido frente à morte, fato