Enfermagem
Algumas estruturas do organismo têm seu funcionamento regulado por hormônios, como é o caso da mama e orgãos reprodutores.
Ex: Atrofia fisiologica do endometrio, epitelio vaginal e mama devido aperda da estimulação estrogenica após a menopausa.
Compressão
Tecidos comprimidos mecanicamente desenvolvem atrofia,provavelmente isto seja resultado do fenômeno isquêmico resultante dacompressão.
•
Envelhecimento
Este processo esta associado a perda celular, podendo ser observadomorfologicamente em tecidos contendo células permanentes.Ex: Atrofia progressiva do cerebro e coração na idade adulta avançada.
II.1.3.1 Mecanismos Celulares de Atrofia
A atrofia nas células é mediada pelos sistemas proteolíticos: hidrolaseslisossômicase principalmente a via daubiquitinaeproteossoma, no qual as proteínas a serem degradadas são conjugadas à ubiquitina elevadas ao complexo preteossoma, onde são lisadas. Aubiquitinaçãoéativada por hormônios como os glicocorticóides e o hormônio tireoidiano(T
3
e T
4
), e tembém pelo fator de necrose tumoral (
TNF
) A formação devacúolos autofágicos é um fenômeno inerente à atrofia, sendoconseqüência da digestão de organela pelos lisossômos.
10
II.1.4 METAPLASIAMetaplasia é uma alteração reversível de umacélulaadulta, sejaepitelial ou mesenquimal, quando a mesma é substituida por um outrotipo celular tambem adulto.Pode ser interpretado como uma tentativa do organismo de substituirum tipo celular exposto a umestressea um tipo celular mais apto asuportá-lo, podendo esta substituicao provocar algumas perdas.Ex: Uma forma comum de metaplasia e a doepitéliocolunar do tratorespiratório que passa a ser do tipo escamoso quando submetidocronicamente a irritação pela fumaça do cigarro. Provocando estasubstituicao a perda de secrecao, que um mecanismo protector do tratorespiratorio.
II.1.4.1 MECANISMOS DA METAPLASIA
A metaplasia provem de uma reprogramacão das celulas pluripotenciais( dos epitelios ) e